PL-TV: Parecer de Lauriete
proíbe seguradora de impedir financiamento imobiliário para quem teve câncer
Brasília - A deputada federal Lauriete (PL-ES) defende, na Câmara Federal, proposta que proíbe as seguradoras de impedir o acesso ao crédito imobiliário por pessoas que tiveram câncer e foram curadas. A medida, prevista no Projeto de Lei 6546/16, recebeu parecer favorável da deputada liberal, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
“Entendo que a providência é bastante meritória e preserva, em adequada medida, o direito à igualdade no mercado de consumo. Concordo que a utilização do histórico de saúde de um grupo de consumidores como barreira para o exercício dos seus direitos consiste em evidente prática discriminatória e revela um formato extremamente cruel de segregação social”, justificou Lauriete em seu relatório.
Segundo a proposta, uma regulamentação posterior vai definir a punição para as seguradoras que desrespeitarem a regra.
Discriminação
A presidente da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Joana Jeker dos Anjos, que foi curada de um câncer no seio, considera a medida necessária.
"Este projeto de lei é de suma importância para que não haja discriminação. Há mulheres e homens que são diagnosticados ainda jovens e têm uma vida inteira pela frente. Essas pessoas querem ter a possibilidade de adquirir o seu imóvel", ressaltou.
Tramitação
O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas Comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da Proposta: PL 6546/2016
|
|


|